Ninguém ensina a gente como viver. A gente vai vivendo, vai experimentando, errando, ajustando e acho que isso é exatamente viver. Não tem uma fórmula, cada um vive do seu jeito, a sua maneira.
E nessas vĂĄrias tentativas que a gente tem que dar todos os dias na vida, surge a grande questĂŁo: quando saber a hora certa de parar de insistir em certas coisas?
đŁïž O corpo fala.
Quantas vezes vocĂȘ jĂĄ sentiu aquela sensação no estĂŽmago, o nĂł na garganta ou atĂ© mesmo um peso nos ombros quando estava prestes a tomar uma decisĂŁo importante?
O nosso corpo Ă© incrĂvel em sua capacidade de nos transmitir informaçÔes, muitas vezes de forma nĂŁo verbal. Essas sensaçÔes sĂŁo a maneira do nosso corpo nos comunicar algo.
Aprender a ouvir essas mensagens e a interpretå-las pode ser um guia valioso em nossas vidas. Pode nos ajudar a reconhecer quando estamos sobrecarregados, quando precisamos de descanso, ou mesmo quando estamos no caminho certo em direção aos nossos objetivos.
đ LĂĄ no fundo a gente sabe a hora de parar.
Ăs vezes, dentro de nĂłs, temos essa intuição, essa voz interior que sussurra quando algo nĂŁo estĂĄ certo ou quando Ă© hora de seguir em frente.
Essa sensação é muitas vezes sutil, mas profunda. Pode ser aquela voz que nos diz para dar um passo atrås antes de seguir em frente, ou que nos lembra de nossos valores e objetivos.
Ă importante aprender a confiar nessa voz interior, pois ela muitas vezes sabe o que Ă© melhor para nĂłs, mesmo que nĂŁo compreendamos completamente no momento.
đ€ Ă preciso ser justo com a gente mesmo.
A autenticidade e a honestidade precisam começar com a gente mesmo. Ăs vezes, por diversos motivos a gente se pega fazendo compromissos ou seguindo caminhos que nĂŁo refletem verdadeiramente quem somos e o que valorizamos. Isso pode nos levar a um sentimento de frustração e tristeza.
Reconhecer e priorizar os nossos limites, Ă© amor prĂłprio. SĂł a gente pode fazer pela gente.
â»ïž Desistir de alguns ciclos faz parte.
A vida Ă© composta de ciclos, e nem todos os ciclos sĂŁo eternos. Ăs vezes, precisamos abandonar o que nĂŁo nos serve mais e abraçar o desconhecido.
Isso pode envolver desistir de relacionamentos, carreiras, håbitos ou padrÔes de pensamento que não estão mais nos nutrindo.
E de verdade, é super saudåvel desistir de alguns ciclos. Eu diria que é até uma peça importante dos nossos dias saber desistir de alguns ciclos.
đ€ Quando saber a hora de parar algumas coisas, entĂŁo?
NĂŁo Ă© uma tarefa fĂĄcil, confesso, mas se vocĂȘ prestar atenção a todas essas sensaçÔes que acabei de descrever, que foram as sensaçÔes que observei em mim, acredito que, assim como me ajudaram a ter uma maior clareza sobre o que talvez eu precise fazer, espero que tambĂ©m possam ajudar vocĂȘ.
Tenha a coragem de tomar essas decisĂ”es por vocĂȘ. Esteja disposto(a) a começar o prĂłximo ano de coração leve, deixando para trĂĄs o que nĂŁo serve mais.
E aĂ, vocĂȘ estĂĄ pronto(a) para enfrentar o que estĂĄ por vir e abraçar o que realmente importa?
đđ Agora Ă© sua vez.
- Reserve um momento tranquilo para si mesmo, pegue um papel e uma caneta, e escreva uma lista das coisas em sua vida que vocĂȘ sente que precisa parar, deixar de lado ou abandonar.
- Pode ser qualquer coisa, desde håbitos que não servem mais, relacionamentos que não agregam valor, até preocupaçÔes desnecessårias.
- Depois de criar essa lista, escolha pelo menos uma dessas coisas e decida tomar uma ação concreta para começar a parar ou abandonar essa årea em sua vida hoje mesmo.
- Seja gentil com vocĂȘ, pois o processo pode levar tempo.
- VĂĄ aos poucos deixando pra lĂĄ aquilo que jĂĄ nĂŁo soma mais pra sua vida e no final veja o quanto vocĂȘ aprendeu com cada coisa que colocou em sua lista.
Espero que esse capĂtulo ajude vocĂȘ a encontrar clareza.
Que tal enviar ele para algum amigo no whatsapp? AlĂ©m de contribuir para divulgar o meu trabalho, vocĂȘ pode estar sem saber, levando uma solução a alguĂ©m sobre esse tema.
Beijos!
đŹ Confira minha sĂ©rie no YouTube!