AUTOAJUDADESENVOLVIMENTO PESSOALNEWSLETTERREFLEXÕES

06 / Quando saber a hora de parar algumas coisas? 🤔

Ninguém ensina a gente como viver. A gente vai vivendo, vai experimentando, errando, ajustando e acho que isso é exatamente viver. Não tem uma fórmula, cada um vive do seu jeito, a sua maneira.

E nessas várias tentativas que a gente tem que dar todos os dias na vida, surge a grande questão: quando saber a hora certa de parar de insistir em certas coisas?

🗣️ O corpo fala.

Quantas vezes você já sentiu aquela sensação no estômago, o nó na garganta ou até mesmo um peso nos ombros quando estava prestes a tomar uma decisão importante? 

O nosso corpo é incrível em sua capacidade de nos transmitir informações, muitas vezes de forma não verbal. Essas sensações são a maneira do nosso corpo nos comunicar algo.

Aprender a ouvir essas mensagens e a interpretá-las pode ser um guia valioso em nossas vidas. Pode nos ajudar a reconhecer quando estamos sobrecarregados, quando precisamos de descanso, ou mesmo quando estamos no caminho certo em direção aos nossos objetivos.

🌟 Lá no fundo a gente sabe a hora de parar.

Às vezes, dentro de nós, temos essa intuição, essa voz interior que sussurra quando algo não está certo ou quando é hora de seguir em frente. 

Essa sensação é muitas vezes sutil, mas profunda. Pode ser aquela voz que nos diz para dar um passo atrás antes de seguir em frente, ou que nos lembra de nossos valores e objetivos.

É importante aprender a confiar nessa voz interior, pois ela muitas vezes sabe o que é melhor para nós, mesmo que não compreendamos completamente no momento.

🤝 É preciso ser justo com a gente mesmo. 

A autenticidade e a honestidade precisam começar com a gente mesmo. Às vezes, por diversos motivos a gente se pega fazendo compromissos ou seguindo caminhos que não refletem verdadeiramente quem somos e o que valorizamos. Isso pode nos levar a um sentimento de frustração e tristeza.

Reconhecer e priorizar os nossos limites, é amor próprio. Só a gente pode fazer pela gente.

♻️ Desistir de alguns ciclos faz parte.

A vida é composta de ciclos, e nem todos os ciclos são eternos. Às vezes, precisamos abandonar o que não nos serve mais e abraçar o desconhecido. 

Isso pode envolver desistir de relacionamentos, carreiras, hábitos ou padrões de pensamento que não estão mais nos nutrindo.

E de verdade, é super saudável desistir de alguns ciclos. Eu diria que é até uma peça importante dos nossos dias saber desistir de alguns ciclos.

🤔 Quando saber a hora de parar algumas coisas, então?

Não é uma tarefa fácil, confesso, mas se você prestar atenção a todas essas sensações que acabei de descrever, que foram as sensações que observei em mim, acredito que, assim como me ajudaram a ter uma maior clareza sobre o que talvez eu precise fazer, espero que também possam ajudar você.

Tenha a coragem de tomar essas decisões por você. Esteja disposto(a) a começar o próximo ano de coração leve, deixando para trás o que não serve mais.

E aí, você está pronto(a) para enfrentar o que está por vir e abraçar o que realmente importa?

🌟📝 Agora é sua vez.

  • Reserve um momento tranquilo para si mesmo, pegue um papel e uma caneta, e escreva uma lista das coisas em sua vida que você sente que precisa parar, deixar de lado ou abandonar. 
  • Pode ser qualquer coisa, desde hábitos que não servem mais, relacionamentos que não agregam valor, até preocupações desnecessárias.
  • Depois de criar essa lista, escolha pelo menos uma dessas coisas e decida tomar uma ação concreta para começar a parar ou abandonar essa área em sua vida hoje mesmo. 
  • Seja gentil com você, pois o processo pode levar tempo. 
  • Vá aos poucos deixando pra lá aquilo que já não soma mais pra sua vida e no final veja o quanto você aprendeu com cada coisa que colocou em sua lista.

Espero que esse capítulo ajude você a encontrar clareza.

Que tal enviar ele para algum amigo no whatsapp? Além de contribuir para divulgar o meu trabalho, você pode estar sem saber, levando uma solução a alguém sobre esse tema.

Beijos!

@WellasDiniz

O que você achou do post?

Gostei
1
Inspirador
1
Amei
2
Necessário
1
Engraçado
0
Wellas Diniz
Escritor, produtor audiovisual, criador de conteúdo digital, editor de vídeos para cinema, TV e internet. Amo ler e escrever sobre motivação e acredito que uma boa troca de ideias é capaz de transformar o dia de alguém.

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 11 =

Mais em:AUTOAJUDA