BEM-ESTARDESENVOLVIMENTO PESSOALOPINIÃO

Opinião: É Preciso Ter Coragem de Desacelerar.

A sensação que eu tenho é que às vezes o mundo é uma estrada onde eu estou em um carro e várias outras pessoas estão em outro carro.

A gente segue dirigindo e, do nada, sem avisar, enfrentamos buracos, problemas técnicos no nosso carro, dificuldades da estrada. A gente já nem vê mais a vista, a beleza; já não aproveita tanto a viagem. 

Só aceleramos, dirigimos, vamos sem freio. Às vezes eu tenho a sensação de que, mesmo sem querer, estou apostando uma corrida com o meu colega do carro ao lado.

Mas calma, respira. Pra que isso?

Aprendendo a Respirar Fundo.

Eu gosto muito de escrever sobre o tempo, porque o tempo é uma incógnita muito curiosa. Vivo preso em uma linha tênue de aproveitar ao máximo o tempo e de parar um pouco para observar o tempo.

O tempo me traz tantas questões, tantas perguntas do tipo: é mais um dia, ou menos um dia? Existe mesmo um tempo certo? Às vezes encontro algumas respostas, mas são tão momentâneas que não duram um dia.

E nessa minha busca por entender o tempo, tenho aprendido a respirar fundo, a não atropelar o tempo, mas tentar ir conforme o meu tempo. A gente tem toda uma pressão pra fazer as coisas logo. Isso tem me cansado tanto. Eu sinto que a minha criatividade, o meu tempo pessoal, têm se esgotado por conta disso, dessa pressa, dessa correria, dessa velocidade que os dias têm exigido da gente.

Tenho aprendido a respirar fundo, seguir e entender o meu ritmo. O problema é que o ritmo do outro, às vezes, colide com o meu.

Aprendendo a Colocar Limites no Meu Tempo.

As empresas, as pessoas, a logística da vida, têm entrado numa pressa, que quando você se dá conta, já chegou na segunda de novo. Você nem percebeu que o final de semana passou.

A sensação que eu tenho é que tudo está tão rápido, desenfreado, que eu não estou conseguindo acompanhar. 

O meme que eu acabei de descobrir já passou, foi viral há 2 semanas atrás e ninguém mais está rindo disso. A música que acabou de ser lançada, ninguém mais quer saber; há um pedido pra outro hit. A série que acabou de terminar, ninguém já não lembra mais. 

O meu chefe acabou de pedir para mim um trabalho de criatividade, onde eu preciso entregar em horas e eu ainda nem consegui dar o primeiro gole de café, porque estou tentando entender a notícia que todo mundo já sabia, menos eu. 

Às vezes sinto que desci do meu carro e estou vendo todo mundo passando por mim.

E chega. Eu quero um tempo.

É Preciso Ter Coragem de Desacelerar em um Mundo Acelerado.

Em um mundo onde quem faz mais, aparece mais, cria mais, está em mais lugares, e em uma velocidade fora do normal se destaca, é preciso ter coragem de olhar pra dentro de si e dizer: “Não é isso que eu quero pra mim.”

E não é um texto pra você ser inconsequente e começar a acumular as coisas, mas para você refletir sobre como pode começar a respeitar o seu tempo.

Pequenas revoluções, pausas maiores, tempo para fazer algo com qualidade. Remar contra essa maré da pressa. São coisas que eu tenho cada vez mais refletido.

Eu me tornei o que eu mais temia: a pessoa que tenta ser zen enquanto o mundo está pegando fogo. Mas confesso que tenho gostado disso. 

Tenho olhado mais para a qualidade das coisas, do que para a quantidade, e isso são questões que a gente só vai compreendendo melhor com a maturidade.

E você, sente também essa pressão da pressa? Isso tem sido um incômodo pra você, ou você se adaptou bem?

Reflita também sobre a pressa e não tenha medo de, de repente, desacelerar um pouco também.

@WellasDiniz


[ assista minha série de textos no Youtube ] 👇

O que você achou do post?

Inspirador
2
Amei
5
Necessário
3
Engraçado
0
Wellas Diniz
Escritor, produtor audiovisual, videomaker e editor de vídeos para cinema, TV e internet. Amo ler e escrever sobre motivação e acredito que palavras são capazes de transformar o dia de alguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 15 =

Veja também

Mais em:BEM-ESTAR