Emoções no lugar: 5 Passos para um ano mais leve.

“Comece o novo ano com equilíbrio emocional.”

Acho que, nos últimos anos, já li tantos artigos sobre como começar o ano mais leve que, com o tempo, fui usando e criando métodos que realmente fizessem sentido para a minha vida e que me ajudassem a ter um ano um pouco mais tranquilo.

Aos poucos, fui fazendo as pazes comigo mesmo e encontrando formas de não surtar tanto quando as coisas, por algum motivo, saíam do controle. Porque, se tem uma coisa que a vida vai fazer em algum momento, é exatamente isso: sair do controle.

É importante que você analise a sua vida e veja o que faz mais sentido para você. Porém, para te ajudar a começar essa análise, vou compartilhar 5 coisas amplas que apliquei na minha vida e que me ajudaram muito a ir construindo um caminho de paz de espírito nos meus dias. Vamos lá!

Errar faz parte: aceitar isso é um bom começo. 🧡

Não adianta ficar se autopunindo pelos erros que levaram você ao fracasso ou à frustração. Isso faz parte da caminhada. 

Não é sobre ignorar os erros e fingir que eles não existem; é sobre aceitar, analisar e, a partir disso, construir seus acertos. Não tem outra forma de evoluir.

Você precisa entender que, de um lado, vão te acompanhar os acertos e, do outro, os erros. Mas você escolhe para quem quer dar a mão.

Reflita sobre o ano que passou. 🔄

Tire um tempo para avaliar as experiências do último ano. O que deu certo? O que poderia ter sido diferente? Essa reflexão vai te ajudar a identificar o que funcionou e o que precisa ser ajustado para dar certo na próxima vez.

Às vezes, a gente tem que parar e observar o nosso caminho com mais cuidado, pra entender o que vale levar adiante e o que vale deixar para trás.

Tire da sua vida o que não faz mais sentido. 🧹

É uma limpeza bruta, galera. Assim como organizamos nossa casa, também precisamos limpar o coração. Se livre de ressentimentos e sentimentos acumulados que te sobrecarregam.

O perdão — seja para os outros ou para si mesmo — é uma ferramenta poderosa para aliviar a bagagem emocional.

Eu sempre escrevo sobre isso porque, ao longo dos anos, percebi o quanto faz diferença se livrar desse peso pra conseguir seguir mais leve.

Crie o hábito de experimentar coisas novas. 🌟

Sério, isso mudou a minha vida. É algo tão simples, mas, muitas vezes, a gente se fecha numa bolha e vive uma rotina das mesmas coisas, sempre. Saia um pouco, observe o mundo, as pessoas, as coisas ao seu redor.

Faça uma lista de coisas que você nunca fez, nunca comeu, lugares que nunca foi, e faça. Experimente. Se permita.

É tão bom se redescobrir e descobrir coisas novas! Confesso que isso acaba viciando: fazer algo pela primeira vez. Mas, por outro lado, isso ocupa a mente de uma forma tão incrível que sobra pouco tempo pra reclamar.

Fortaleça e valorize suas conexões. 🤝

Gente de verdade tá cada vez mais difícil de encontrar. Então, se você tem pessoas em quem confia, que te fazem bem, que você sabe que vão estar lá quando precisar, valorize e fortaleça sua conexão com elas.

Depois de um tempo, vai ficando cada vez mais complicado fazer novas amizades ou criar laços fortes. Então, não perca as conexões que você já tem por motivos bobos.

Organizar emoções é um exercício que precisa ser praticado todos os dias. Esses passos que citei acima são apenas uma base pra você começar a criar suas próprias metas de organização emocional e, assim, lutar todos os dias para tornar sua vida mais leve — mesmo quando o mundo insiste em ser tão pesado.

Desejo a você um ano novo incrível e, pelo menos, leve.

@WellasDiniz


4.5/5 - (6 votos)
Wellas Diniz 🧡
Wellas Diniz 🧡

Escritor, produtor audiovisual, videomaker e editor de vídeos para cinema, TV e internet. Amo ler e escrever sobre motivação e acredito que palavras são capazes de transformar o dia de alguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 sinais de que você precisa desacelerar 5 hábitos que podem mudar a sua vida (de verdade!) Um livro por mês este ano 5 atitudes que mudam a vida.
5 sinais de que você precisa desacelerar 5 hábitos que podem mudar a sua vida (de verdade!) Um livro por mês este ano 5 atitudes que mudam a vida.